quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Vocação missionária







Definindo vocação
Muitas pessoas se aproximam de nós em igrejas, elevadores, filas de banco, lugares inusitados para demonstrar sua vontade de fazer missões. Contudo, sempre aparece uma questão: Será que sou chamado para trabalhar com missões?
O apelo missionário nas igrejas tem levados muitos a desejarem, mas poucos a agirem. As igrejas criam departamentos de missões, enviam dinheiro, mas continuam sem saber o que é na prática.
Gosto da definição de Medeiros (Mundo Cristão, 1993) sobre missões, que diz "É o ato redentivo de Deus em favor dos perdidos", isto é, o modo pelo qual Deus escolheu alcançar os perdidos.
E o que é um missionário? Simples, é o servo obediente que procura estender essa redenção aos outros.
Mas ai nasce um problema, quem são os instrumentos de Deus? Quem são os vocacionados missionários?
Timóteo Carriker (Mundo Cristão, 1993) diz que há dois extremos quanto a vocação missionária: um lado é que para ser missionário precisamos experimentar uma ação sobrenatural extraordinária como a de Paulo no caminho de Damasco. O outro lado é que ninguém experimenta esse tipo de chamado extraordinário, devemos sim, cumprir somente uma ordem que foi dada a todos.
Creio que Carriker pontua a grande crise que muitos crentes vivem com relação a missões.
O chamado missionário
Para mim três coisas são essenciais para o chamado ou vocação missionária.
1. Vocação só acontece quando se tem um verdadeiro encontro com Cristo
Hoje é comum ouvirmos falar em ONGs e grupos de pessoas que atuam por uma causa como voluntários.
Porém, ser missionário é mais do que participar de uma ONG. É ter no coração o mesmo desejo que move o coração de Deus, que é de que pessoas pecadoras, ricas ou pobres, tenham um encontro verdadeiro com ele.
No trabalho que realizamos no nordeste atuamos na área social. Levamos médicos, dentistas, enfermeiros, remédios, damos palestras, mas tudo isso sem o precioso evangelho de Jesus se acaba em uma semana. Essas ações são instrumentos para chamar as pessoas, mas nunca o fim. Por isso não basta ficar comovido por uma causa, ser missionário depende de um encontro genuíno com Cristo, assim seu coração irá se harmonizar com o Dele. Ação social qualquer um pode fazer, levar o amor de Jesus somente um verdadeiro discípulo.
2. A vocação acontece com a aprovação do corpo de Cristo
Lendo o livro de Atos dos apóstolos encontramos missionários que eram benção dentro de suas igrejas, e Deus os levava a outros lugares.
Muitos querem fazer missões longe de casa, e não é fruto de um chamado, mas uma fuga. Se o testemunho cristão dos interessados não é bom dentro da igreja, não será fora.
Élben Magalhães Lenz César é extremamente crítico quanto a formação missionária, e diz que "se a pessoa é um fracasso onde está, será um fracasso também no campo missionário" (Ed.Mundo cristão, 1993).
3. A vocação missionária é o desejo de ser servo
O texto mais conhecido da Bíblia provavelmente é João 3.16 "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna". O que acho interessante é um outro texto de João, mas agora 1 João 3.16 "Nisto conhecemos o amor: Cristo deu sua vida por nós, e devemos dar nossa vida pelos irmãos".
Não consigo entender vocação missionária que não seja servir as pessoas. Ficamos impressionados com os missionários transculturais, e até com uma pequena inveja por como alguns os tratam. Mas se são bem tratados é sinal de que tem feito um bom trabalho. Nenhum missionário que se preze faz missões pra ser reconhecido, porque sabe que o trabalho missionário é um trabalho oculto, e assim deve ser. Glória somente a Deus.
Perigos para a vocação
Um grande perigo para a vocação missionária hoje é a falta de preparo. Não sou eu quem digo, mas muitos pensadores antes de mim já alertavam quanto a isso.
O preparo é essencial e deve abranger todas as áreas da vida do vocacionado. Neusa Itioka (Ed. Mundo Cristão, 1993) fala sobre os escândalos em que missionários se envolveram por falta de experiência. Não são somente aspectos de fé que devem ser analisados, mas também emocionais, físicos, familiares, entre outros. É necessário saber se essa pessoa terá estrutura para suportar os desafios que irão aparecer. Até porque em muitos casos ela estará sozinha no campo.
A falta de preparo tem feito muitos projetos missionários se acabar e em conseqüência a vida desses missionários fica destruída.
Preparo missionário
Tenho visto muitas pessoas colocando um grande abismo entre o que chamam de "vida secular" e "vida espiritual". Sendo obviamente a vida espiritual a mais importante, assim desejam os campos missionários, envolvendo-se "de tempo integral", como se fosse uma contradição, ter outra profissão e ser missionário. Essas pessoas teriam problemas com Paulo (leia 1 Ts 2.1-12).
Não devemos nos esquecer que Deus usa inúmeras coisas para nos preparar para seu trabalho.
Temos um amigo e companheiro de jornada chamado Marcos, ele é pastor da IPB e antes de ser pastor ele era eletricista. Acontece que na última viagem de janeiro na escola que ficamos hospedados os ventiladores estavam até empoeirado sem serem instalados. O Rev. Marcos se dispôs a instalá-los e o melhor de tudo foi que isso gerou tanta alegria na diretora da escola e nas pessoas que ali trabalham que elas foram ao culto evangelístico.
Acho um absurdo as pessoas simplesmente jogarem fora o que Deus fez na vida delas antes de se envolver em trabalho missionário. Aliás o fato de estar em uma empresa, colégio, se lá onde for já os faz missionários.
Descontentamento santo
Gosto muito do livro de Bill Hybels (Editora Vida, 2008) intitulado "Descontentamento Santo" onde ele aborda diversos casos de pessoas que não conseguiram permanecer apáticos diante de uma situação de dor, catástrofe ou dificuldade.
Ele diz que diante de coisas que mexem com nosso coração não podemos fechar os olhos e fugir, devemos sim alimentar esse descontentamento.
Tenho certeza que na cidade onde você mora existem muitas coisas que te deixa descontente. Drogas, prostituição, bebida, meninos de rua, pessoas indiferentes, e essa lista poderia ser enorme. Sendo assim não feche seus olhos, ore por essas pessoas, compartilhe seu desejo de abençoar com outros irmãos, e principalmente COMECE faça algo, e você verá que Deus te guiará e proverá recursos.

fonte:
 http://www.nossamissao.com.br/depto_aberto.asp?id=249

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário