terça-feira, 23 de abril de 2013

O Joio cresce soberbo alcançando até os púlpitos das igrejas? É possível?-Por Osvaldo


Na igreja, pequeno remanescente, dos salvos, dos regenerados, nascidos de novo, santificados; nela Cristo é o Senhor – há verdadeira pregação da Bíblia, oração eficaz, e o joio não se impõe, fica “calminho”.
O joio, é da família das gramíneas, é uma erva daninha, e muito semelhante ao trigo. Suas sementes são tóxicas e podem causar sonolência, náuseas, convulsões, e até mesmo a morte. O broto e as folhas são muito parecidos com os do trigo. É impossível distinguir o trigo do joio até que se forme o fruto. O fruto do trigo é amarelo-dourado, já o do joio é preto (roda-pé do NT Versão Restauração).
É tremenda a batalha espiritual em oração entre os filhos de Deus e os filhos Maligno dentro da igreja. Estes, batizados, de carteirinha e tudo, querem prevalecer. Mas o Espírito Santo guia o povo de Deus a toda a verdade e dá discernimento e sabedoria, faz enxergar o falso profeta, a falsa fé, o falso ensino. Porém não devem agora ser arrancados pela raiz, é obra do Senhor com os Seus anjos no último dia. A nossa parte é outra.
Para aqueles ministros que afirmam que o Senhor é quem cuida da Sua igreja, também cremos, mas temos de fazer bem o que de nós é esperado. Aos que nos acham exagerados, humildemente admoestamos que estudem mais a Bíblia, e vigiem. Uma virtude do pastor chamado é enxergar longe.
Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios… (Judas 1.4a).
Homens ímpios entre os santos, e chegando ao exercício do pastorado? Sim – é possível. A altivez, o orgulho na liderança. Paulo os nomeia: falsos apóstolos, inimigos da cruz de Cristo, e vão… correndo juntamente conosco a carreira, mas com final diferente, é claro. A carta de Judas é muito oportuna neste tempo que vivemos, também outros apóstolos nos exortam bastante, e Jesus antes já havia alertado para o problema que um inimigo de noite traria, uma sutil semeadura no campo que fora plantado com boa semente:
A explicação:
36. Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. Por certo os discípulos ficaram curiosos querendo entender o significado, pois parece que nem deixaram Jesus descansar, mal chegou e já perguntaram.
37. E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem; Ele, Jesus, é o que semeia a boa semente, que são os filhos do reino (dos céus cf 13.24), reino depois chamado “seu” em 13.41, e em seguida: reino de seu Pai  no vs 43.
38. O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;
 O campo é onde os filhos de Deus atuam – a igreja sempre diligente na batalha da fé que uma vez foi dada aos santos, primeiramente para ter e manter entre os seus uma liderança santa. Em saúde espiritual, bem consigo mesma, evangelizando com a mensagem de salvação aos perdidos.
39. O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. 
O diabo é sutil e não pára, agiu e age também à noite, quando os homens dormem (vs 25). “Semeou e retirou-se” – do tipo sapatinho de algodão. A noite é quando o pastor, o servo muito deve vigiar, veja o que disse Jacó, um dos bons pastores e servos: “Estava eu assim: De dia me consumia o calor, e de noite a geada; e o meu sono fugiu dos meus olhos” (Gn 31.40).
Os homens que dormiram, depois disseram: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso (13.28a). O que era aparentemente uma linda lavoura revelou-se infestada de praga. E não poderia ser limpa agora, teria de se esperar a ceifa.
E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio (vs 26).
Somente ao frutificar o joio é percebido. É aí que nos é dado conhecer um pouco mais do joio. Jesus já dissera dos falsos profetas: “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis” (cap.7 verso 20) – Paulo falou aos filipenses dos inimigos da cruz de Cristo, de quem cujo ventre era o deus deles, e que só pensavam nas coisas terrenas. Os frutos é aquilo deles que nos é revelado, onde podemos conferir facilmente a diferença. Os frutos diferentes amarelo-dourado e preto ainda amadureceriam lado a lado, uns para o bem, e outros, os frutos pretos, para o mal.
40. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
Do mesmo modo, como uma fogueira – o fogo inextinguível do inferno – o geena, o lago de fogo, onde o bicho nunca morre e o fogo nunca se apaga. Eternamente!
41. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade
 Causa escândalo e comete iniquidade – O tipo que só pensa nas coisas da terra, não tem prazer real nas coisas do alto. Pensamos na palavra escândalo mais num sentido de grande impacto, mas é também nas coisas pequenas: A definição é:
Ato que pode induzir outrem a mal, a erro ou a pecado; mau exemplo – ato que ofende o pudor, os sentimentos religiosos, etc. – indignação produzida por mau exemplo ou por ofensas – ofensa, injúria – desordem, tumulto, alvoroço – vergonha.*
E os que cometem iniquidade – iniquidade é o que não incomoda a consciência cauterizada. Já não há luta no interior no ímpio, nunca houve. No que se trate de pecado o ímpio não tem dificuldade nenhuma, nada o incomoda, o Espírito de Deus nunca o habitou, nunca.
42. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Para sempre – Pode muito bem ser que aquele nosso irmão tão zeloso, moralmente perfeito, religioso, ou até mesmo os músicos tão dedicados, ou o nosso pastor tão bom pregador, ou o teólogo da internet, pode ser sim que não tenham uma fé verdadeira, sejam falsos e, lamentavelmente venham a ter uma eternidade horrível na fornalha de fogo com pranto e ranger de dentes. Por que não temos amor e coragem para pregar para eles enquanto é tempo?
Sim, sendo ímpio camuflado de pio não compreende espiritualmente as coisas do alto. Ele até crê que admoestações assim não são para ele, não é o seu caso. Ele não pode entender. Mas se houver uma dúvida, uma preocupação, por menor que seja, ainda poderá vir a crer no Salvador. Aí compreenderá de fato o evangelho, a palavra de Deus. Não mais achará ser louco alguém que prega em verdade as Escrituras.
É claro que joio não se transforma em trigo, mas quem tudo sabe é o Senhor, o Pai de família.
Que Deus tenha piedade de todos nós!
43. Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Então sim! Os justos brilharão para sempre no reino de Deus. Agora, muitas vezes ficamos meio ofuscados com tantas disputas na igreja por cargos, títulos e lisonjas, mas então tudo isso já terá passado:
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis (Ap.21.5). 
Osvaldo Zavadniak
Amém.
Bíblia utilizada: edição FIEL da SBTB
* Conforme www.priberam.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário