quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Volta do Wesleyanismo - por Dr. L. Aguiar Valvassour


Mesmo que seja do conhecimento geral que João Wesley jamais tenha deixado a igreja Anglicana e, pessoalmente, não tenha fundado o Metodismo, muitos dos que conhecem sua história e ministério não duvidam que, depois do apóstolo Paulo, ele foi um dos maiores nomes do Cristianismo.


Sua mensagem e teologia eram tão claras que dos seus ensinos surgiram os fundamentos que a Reforma não tratou porque ela gastou mais tempo e energia com políticas religiosas e reestruturação da igreja como instituição. Ao contrário. A paixão de Wesley era evangelismo: “nada temos a fazer senão ganhar almas” era a frase que sempre saia dos seus lábios.


Sem ele, a Igreja teria permanecido em seu clericalismo e vazios debates teológicos, ainda que uma faceta da Igreja mantém esse comportamento. Porém, renasce em nossos dias um movimento que busca recuperar os ensinos deste gigante.





O quadrilátero wesleyano:




1. As Escrituras: Todo conhecimento de Deus é originário da Bíblia. A Palavra de Deus nos garante segurança absoluta. Nela temos a nossa regra de fé e prática.


2. A tradição: Viver a melhor vida requer a ajuda que vem do legado dos grandes santos da igreja e de nossas ricas tradições religiosas. Os grandes homens da igreja fortaleceram a importância da história e honraram o nome de Jesus.


3. A razão: O fato de Wesley incluir a razão na experiência religiosa demonstra nossa necessidade de entender as reflexões teológicas. Emoção passa, razão solidifica nossa fé.


4. A experiência religiosa: Embora tenha deixado por último em seu quadrilátero, Wesley acreditava numa experiência pessoal com Deus. A experiência confirmava tanto as verdades escriturísticas quanto os ensinos bíblicos. A experiência religiosa é mais que um incidente pensado e sentido. Esse conhecimento é derivado de um encontro pessoal e experimental com Deus. Para os poucos informados, os ensinos de Wesley reacenderam a chama da doutrina do Espírito Santo, sendo ele, Wesley, o pai de todo e qualquer movimento de santidade e pentecostal.


Hoje este movimento tenta reencontrar nos fundamentos da fé genuína com encontros que reúnem pastores de igrejas de raízes wesleyanas. O vento do modernismo populista e da prosperidade ajuntou um amontoado de palha que precisa ser destruída pelo fogo do verdadeiro avivamento bíblico.
Estamos em busca de tal momento. Os wesleyanos estão em movimento.




Dr. L. Aguiar Valvassoura é Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Nazarena de Campinas – BrasilDoutor Honoris Causa pela Universidade Nazarena de Point Loma – EUA
E atualmente é pastor titular da Igreja do Nazareno Central de Campinas, São Paulo.


Biografia completa: http://www.nazareno.com.br/site/pastores.php
Fonte: http://www.nazareno.com.br/site/editorial/2010/05/a_volta_do_wesleyanismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário